Noticias

Artigos, Informações e Noticias da COMTEC

banner-associe-1017171414.jpg

Newsletter

Receba informativos sobre a Comtec.

FAPEG abre seleção pública para apoio à pesquisa e inovação

A partir do próximo dia 15, microempresas e empresas de pequeno porte poderão apresentar proposta de inovação tecnológica de seus produtos ou serviços a ser financiada com recursos do Programa PAPPE-Integração. O programa, que tem recursos destinados no valor de R$16,5 milhões, prevê o apoio, na forma de subvenção econômica, a empresas de base tecnológica, legalmente constituídas há pelo menos um ano e que tenham tido receita bruta não superior a 2,4 milhões no ano passado.

 As propostas deverão estar forçadas em, no mínimo 100 mil reais e no máximo, 400 mil reais. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), Maria Zaíra Turchi, divulgou o edital do programa na manhã de hoje (4), em solenidade no Palácio das Esmeraldas que, entre outras autoridades, contou com a presença do governador do Estado, Marconi Perillo.

As empresas poderão concorrer individualmente ou em consórcio. As propostas devem ser adequadas aos seguintes temas: agronegócio, fármacos e medicamentos, máquinas e equipamentos, biotecnologia e nanotecnologia, tecnologia da informação, meio ambiente e recursos naturais, oleoquímica e sucroquímica, biomassa e energias renováveis. Os recursos deverão ser destinados ao custeio do projeto, que inclui itens como contratação de serviços de terceiros, aquisição de material de consumo e despesas de locomoção, passagens, hospedagem, entre outros. O edital com o cronograma já estão disponíveis no site da FAPEG, no endereço eletrônico www.fapeg.go.gov.br

Segundo a presidente da FAPEG, Maria Zaíra Turchi, esta é a primeira vez que Goiás lança um edital de subvenção econômica para financiamento de projetos de pesquisa na área de inovação tecnológica para micro e pequenas empresas, e o objetivo é estimular a competitividade dessas empresas por meio da ampliação e do adensamento das atividades de inovação.

O Programa PAPPE-Integração, instituído pela Lei de Inovação Federal, visa o custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento e ou inovação realizadas por micro e pequenas empresas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A implantação do APPE em Goiás é fruto de convênio celebrado entre o governo do Estado, por meio da FAPEG e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e o governo federal, por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia/FINEP. O programa prevê também o apoio do Sebrae, na forma de serviços de orientação e de acompanhamento às empresas. Com o PAPPE-Integração, a FAPEG cumpre uma das suas atividades finalísticas mais significativas, que é fomentar a inovação tecnológica, além de promover o importante estreitamento da relação entre o setor produtivo e as instituições de ciência e tecnologia, explica a presidente.

Matéria originalmente publicada no site da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (SecTec)

Produzido por